sexta-feira, dezembro 26, 2008

2009

Não vou fazer aqui nenhuma retrospectiva, nem eleger os melhores e/ou piores de 2008. Claro, que muita coisa boa e muita coisa ruim passaram pelos spots nesse ano que está quase terminando, mas vamos deixar para os fazedores de listas tal ofício.

Acredito que o ruim leva ao bom (claro que tem o ruim que permanece, mas aí vira estilo, vira kitsch...) e que as pessoas sempre estão em busca do seu melhor (nem todas, mas os picaretas terão o que merece na hora certa). Por isso, tais listas não caberiam aqui.

Só para registrar, Aline Weber deu um show de profissionalismo e se consagrou, mostrando que o trabalho árduo é reconhecido e recompensado. Agyness Dean também fez bonito, tanto nas passarelas como nas ruas, mostrando que ser modelo é mais que um cabine e desbancando Kate Moss como símbolo de estilo.

House of London resgatou a criatividade na moda e fez uma legião de seguidores e Barack Obama devolveu estilo à Casa Branca.

É com Agyness Dean que fechamos 2008 e damos início a 2009. Ela é capa da Vogue Coréia com um look que resgata a diva more Marilyn Monroe, que mesmo depois de décadas ainda é símbolo de elegância, estilo e sensualidade. A capa é assinada pelo fotógrafo David Byun.

terça-feira, dezembro 23, 2008

Big fish

Grandes diretores se rendem a indústria da moda. A frase poderia até ser título de uma notícia de um folhetim de fofocas, mas não é. Ela simplesmente resume uma tendência que vemos crescendo dia após dia. E isso é genial, grandes nomes, talentos natos, usando todo seu potencial em nome de bem maior que apenas vender produtos. É arte encontrando-se com a arte.

Exemplo disso é o vídeo do perfume Miss Chèrie, dirigido por Sofia Coppola, confira!

segunda-feira, dezembro 22, 2008

Fazendo Moda

Esses dias fiquei feliz com uma coisa que vi aqui em São Paulo. Era sábado à noite e para não ir pra casa depois do japonês resolvemos dar uma passadinha no Glória, uma balada que sempre reúne fashionistas nas sextas-feiras nas noite by Johny Luxo e Herchcovitch ou Clã Érika Palomino (Serginho e Juliana).

Meninos montados para a balada, com looks que pareciam ter saído dos últimos desfiles de Milão. Claro que ninguém, em sã consciência, andaria daquele jeito pelas ruas de São Paulo. Mas, protegidos pelas muralhas do clube, tudo é permitido.

Bermudas brancas de alfaiataria seca ganhavam volume no top com regatas de malhas soltinhas que brincavam com cores e modelagens, além de lenços, faixas e bandanas, que arreamatavam os looks. Nos pés, o tênis hit da temporada.

Quando a bermuda tinha volume, a parte de cima era sequinha, perfeita harmonia de formas, perfeita harmonização. Sinal dos tempos... Não podemos dizer que Sampa é London, onde todos esperimentam fashion a luz do dia, sem medo dos olhos de reprovação. Mas estamos criando oásis onde é possível brincar e criar moda.

Só faltou a câmera para registrar o looks. Mas tenho que admitir, não sou do tipo facehunter.

Na foto, look Louis Vuitton para o verão 2009.
Desculpa!

A semana mais corrida do final do ano fez com que eu fizesse inúmeros posts virtuais, na minha cabeça, mas não houve tempo de digitá-los. Assim, nesses dias que antecedem o natal vou tentar colocá-los todos aqui.

Por hora, uma imagem de moda inspiradora. Isabeli Fontana para a Vogue Alemanha clicada por Vincent Peters.

quinta-feira, dezembro 11, 2008

Mais um...

Ganhei a semana passada mais um livro da coleção da Cosac-Naify sobre os estilistas, desse vez foi o de Clô Orosco. Genial o livro, com texto gostoso e bem apurado e fotos que reconstroem a carreira da estilista.

Aliás, foto é o que não falta e o traz de melhor essa coleção. Os textos só são pinceladas de informação que colorem as imagens.

Gostei muito. Assim como o do Ronaldo, ao terminar, deixa uma sensação de quero mais, quero outros. Não sei qual vai ser o próximo estilista que cairá nas minhas mãos, mas qual seja, independente de suas roupas ou estética, tenho certeza que o livro será o mais bem feito possível e com textos admiráveis.

Registro aqui, pela segunda vez o meu obrigado a Cosac, que finalmente está publicando literatura de moda no Brasil. Que as outras editoras também abram espaço para esse segmento, que não para de crescer.

Que venham os livros!

terça-feira, dezembro 09, 2008

Para além da bolha

Enquanto acontece no Shopping Frei Caneca, em São Paulo, a Casa dos Criadores, onde novos talentos mostram suas criações, as grandes marcas internacionais vendem ou tentam vender aprimorando suas estratégias de marketing.

O velho e conhecido spam é uma das ferramentas utilizadas pelas gigantes, só essa semana recebi de quase todas, com destaque para a Gucci, Calvin Klein e Ralph Lauren, que mantém um diálogo semanal com os consumidores e não subestimam sua inteligências – eles sabem que tratar bem a imprensa é fundamental, mas vender também é super importante para manter os negócios, vão além da bolha!

Alcino Leite, da Folha, em um editorial da revista moda já disse isso e continua valendo. Enquanto as marcas brasileiras continuarem vivendo para o “mundinho” vão continuar sendo marcar de Fashion Week, marcas que com 20, 30 anos de estrada, continuam sendo projetos experimentais.

Criatividade é a alma da moda, mas administração é o sangue que mantém as veias vivas, as contas em dia e os projetos caminhando. Moda é business, é arte. É arte disfarçada de business e business disfarçado de arte. Bora lá fazer negócio e sem vergonha!

segunda-feira, dezembro 08, 2008

Modelo internacional

Nem sempre folhear as revistas na banca de jornal e passar pelos editoriais de moda nacionais, que na maioria das vezes parece reprints mês após mês, pode ser uma experiência terrível. É possível observar a evolução das modelos e dos estilistas.

Críticas à parte, acredito que mesmo sempre optando pelo certo, salvo raras exceções, o Brasil anda caminhando e fazendo, criando, um bom staff para conduzir a moda no futuro e assumir o lugar das poucas cabeças que realmente “pensam moda” atualmente.

Não escondo de ninguém que falta criatividades, que não temos nenhuma revista como a I-D, Vogue Itália ou Vogue Francesa... E as poucas que tentaram um caminho off road ficaram só na promessa, o que é uma pena.

***

No entanto, esse mês fiquei basntante contente com a edição da Mag!. Com styling preciso de Paulo Martinez, os editoriais de moda dão espaço à criatividade do fotógrafo, mostram a força das modelos veteranas brasileiras e das new faces e, o mais importante, a roupa em si. Tudo redondo, sem perder o foco. Editorais autorais, que poderiam estar em qualquer grande revista de moda do mundo.

quinta-feira, dezembro 04, 2008

Doce guarda-roupas

Mais um vez o sofisticado chá da tarde do Berkeley Hotel (do mesmo grupo do Claridge’s), em Londres, cria uma coleção pret-a-mange com peças tradicionais da alfaiataria de Valentino e Alexander McQueen.

Como ser chique e fashion não é para qualquer um, Sir Paul Smith foi convidado para assinar a porcelana que recebe os mimos. Delírio fashion e criativo. Arte!
Estética achatada

Campanha masculina é sempre a mesma coisa, torso nu ou esporte. Karl Lagerfeld não fez diferente na hora de clicar Marlon Teixeira para a nova campanha da Dior Homme. O new face que abriu o desfile da marca francesa, foi escolhido entre outros brasileiros para ser a cara da grife. Segundo fontes oficiais, o Kaiser queria um menino mais magrinho, sem ser muito malhado, conseguiu!

***
Em uma época em que os slim bodies ganham cada vez mais destaque, a moda vem mais uma vez provar o contrário e traz de volta silhuetas sequinhas para os rapazes, que não precisam se preocupar em ficar “bombados”, apenas definidos.

***
Falando ainda de modelos masculinos, Evandro Soldati aparece incrivelmente pulando na já clássica campanha da Lacoste, para o inverno 2009. No Brasil, as fotos e a coleção super moderna e vibrante devem chegar apenas no próximo.

quarta-feira, dezembro 03, 2008

Uma imagem vale mais que cem mil palavras

Máxima ou não, a expressão é o resumo de uma obra complexa que vimos no mundo das artes, da moda, na fotografia, no cotidiano....

Quem nunca parou para pensar como ele isso? Como ocorreu isso? Tão simples, tão completo? Tão visceral....

Tudo issso para falar do meu encantamento pela arte...

Esses dias fiqei fazendo listinhas na minha cabeça, bem a lá Nick Horniby: quais as melhores músicas? quais as que teria escrito? que roupa queria ter criado? que quadro pintado e assim por dizer....

E por coincidência ou não eu só conseguia eliminar coisas que eu não gostava, mas não conseguia formular um “eu” fashion com as qualidades de todos os grandes nomes que conheço. Aí comecei a juntar algumas características, que poderiam ser esse eu fashion:

- gostaria de ter a ousadia de John Galino;
- o talento de Madame Chanel;
- a despretensão de Henry London;
- a ousadia de Dolce & Gabbana;
- o destemor de Victor & Rolf;
- a poesia de Ronado Fraga;
- a elegância de Costanza Pascolato;
- o sexy appeal de Tom Ford;
- a rigidez da rainha Elizabeth;
- a graça natural do príncipe Willian...

Só para citar alguns.

Seria uma fórmula complexa, mas única, que não sei se juntas combinariam, mas que com certeza, seriam bem interessantes... Agora, se eu tivesse que escolher uma pessoa só para er, com certeza seria Viviane Westwood, a jovem senhora de 18 anos consegue reunir em uma só pessoa todas as características universais e cool. É atual, sem ser over, é fashion, sem ser vítima da moda, é simplesmente incrível.

Moda é arte e arte ela faz como ninguém!

segunda-feira, dezembro 01, 2008

Moda da peri

Fatos interessantes acontecem no mundo da moda que vão muito além de roupas sofisticadas e manisfestações populares de fast fashions. Esses dias fiquei chocado com uma pesquisa da Ericsson dizendo que símbolo de status na periferia é o possante celular que eles carregam, muito mais que a fake Gucci ou Vuitton. Bacaba, não? E o melhor de tudo original, sem cópia ou falsificação. Vlaro que pré-pago, mas isso é apenas um detalhes mínimo para o adereço.

***

Pode ter certeza que logo logo chega por aqui sits em que se podem aligar bolsas e sapatos de marcar por um período determinado. Assim é a democratização da moda, não com roupas copiadas e vendidas por gigantes magazines, mas dando a possibilidade de luxo a todos. Afinal, no corpo, quem vai saber se sei Herve-Legér é original de fabrica ou se veio de um loja de roupas de aluguel ou um site, por assim ser mais discreto.

***

As estrelas de Hollywood fazem isso há anos com as jóias que elas usam nas premiações ou vocês acham que elas compra tudo aquilo???

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin