sexta-feira, agosto 29, 2008

360º

Na próxima sexta o mundo da moda volta os olhos para New York. A Olympus Fashion Week dá start às semanas de moda internacionais. Essa semana, no entanto, acabou sendo movimentada, com as edições das revistas gringas chegando às bancas e editores encapacotando suas tralhas rumo à New York.

- Musa de Anna Wintour, Carol Trentini aparece em dois editoriais na edição de setembro da Vogue América, um deles com direito a nome na chamada. Keira Knightley é a musa da capa, em Balenciaga.

- O composite de Aline Weber é distribuído para o mundo da moda em NY. Com uma foto quase angelical, promete ser umas das mais bookadas da temporada. Já circula pelas revistas a campanha da Dolce&Gabbana na qual aparece num look camponesa fashion.

- Quem aparece novamente na campanha da Dolce&Gabbana é Evandro Soldati. Um dos modelos masculinos mais bem sucedidos dos últimos tempos (assim como Michael Camiloto), é um dos meninos da campanha FW 08/09.

- No Brasil, anda tudo muito quieto. Cris Barros lançou coleção na terça-feira (26/08) no já onipresente Shopping Cidade Jardim. E Viviane Orth é destaque da próxima edição da revista Key, em editorial todo Branco, que soa como déjà vu.

- Depois de ter como tema um de capa e editorial principal um enterro, a Vogue Itália vem com capa clássica para edição de setembro, com uma mulher chique e elegante. Quem personifica essa imagem é a modelo Viktoriya. Os cliques são de Steven Meisel.

quinta-feira, agosto 21, 2008

CK

Lara Stone foi a escolhida para a o inverno 08 da Calvin Klein. As linhas geométricas da marca ficam mais evidentes no cenário minimalista usado para os cliques pela dupla Mert e Marcus. Francisco Costa assina a coleção, que mais uma vez arrancou suspiro dos editores de moda liderados por Ana Wintour, a toda poderosa da Vogue América.

terça-feira, agosto 19, 2008

Model of the week

Depois de Aline Weber, agora é a vez de Sheila Baum começar a dar seus passinhos em terras estrangeiras. A modelo aparece essa semana no site models.com como a modelo da semana. Em tempo de start das fashion weeks, esse menção pode significar um empurrão e tanto na carreira de qualquer modelo. Torcida pra ela.

***

A foto acima é da coleção de inverno 08 do Espaço Fashion. As fotos são assinadas por Murilo Meirelles.

segunda-feira, agosto 18, 2008

Diversidade!

Quem pensa que trabalhar com moda é futilidade está muito enganado. Cada vez mais a indústria se especializa, gera milhões de dólares em negócios e cria centenas de seguidores, muitos deles interessados nas tendências e na cultura, outros apenas em be cool.

Nesse maremoto, surgem figuras que fazem a diferença, mesmo sendo discretas e sóbrias, sem a necessidade de incorporar palavras de gosto duvidoso, como cabelón, ou sobrenomes estrelados para brilhar nessa indústria.

Prova disso é a jornalista Lílian Pacce, que assumiu o GNT fashion, antes apresentado pela modelo-atriz de Beth Lago, e o transformou em referencia, no único programa realmente que discute moda na televisão brasileira.

Não contente com isso, a jornalista continuou assinado matérias para o jornal O Estado de S. Paulo e mantendo um programa diário na rádio Eldorado. Uma das únicas jornalistas brasileiras a cobrir as temporadas internacionais, tem um olhar fresco e claro sobre o que acontece com a moda no Brasil e sabe entendê-las sem melindres ou afetações.

Antenada, migra agora para novos campos e inaugura um site/blog, que matem super atualizado com informações bacanas sobre tudo que rola por aí e por lá, além mar. Lílian Pacce agora também é ponto.com.br.

***

Pioneira da diversidade, a crítica de moda Glória Kalil também tem seu lugar ao sol. Com ótimos livros editados sobre o assunto (a coleção CHIC), um site poderoso, que há anos alimenta os internautas com boas informações de moda, além de um editorial assinado por ela mesma, e um quadro aos domingos no Fantástico (Globo), que além de moda, discute o que é Chic em comportamento.

***

Ainda no quesito "texto de moda preciso e elegante", temos o jornalista da Folha de S. Paulo, Alcino Leite Neto, um lord das palavras, com informações fortes e precisa e uma leitura contemporânea do que se acontece no cenário brasileiro e mundial com um texto perfeito, que dá prazer de ser lido (as matérias para a revista Serafina e os editoriais da revista Moda, ambos publicados pela Folha de S. Paulo são imperdíveis).

domingo, agosto 17, 2008

Lois Vuitton FW 08

Eva Herzigova é o rosto e o corpo da LV para o inverno 2008. Em fotos que mais parecem um editorial de moda do que as últimas campanhas bem sexies da marca, a top dos ano 90 mostra que ainda tem muito fôlego e apelo fashion. Vida longa as tops das antigas. Vamos ver em quantas mais elas aparecerão...

sexta-feira, agosto 15, 2008

Baby don’t stop!

Aline Weber parece mesmo ter conquistado o seu lugar ao sol. Run Aline run!!! Uma das modelos do momento, aparece na edição pré NY Fashion Week da revista T, a style magazine do NY Times. Nela, divide o espaço com outras queridinhas da estação como Guinevere, Natasa, Kamila, Adama Diallo, Sasha e Magdalena. Mark Segal é quem assina os cliques da loira.

quinta-feira, agosto 14, 2008

Outra Kate

Começam a aparecer as campanhas FW 08 e Mrs. Moss, mais uma vez, aparece em várias delas. A modelo é o rosto da YSL Beaute, fotografada por Solve Sundsbo. O ícone nunca para!
Dia cinza em São Paulo

A cidade amanheceu coberta de cinza e com uma garoa típica, que fazia tempo que não dava as caras por aqui. O clima mais frio e molhado inspira as pessoas, nem sempre da forma correta, mas, sem dúvida, torna a jornada para o trabalho mais divertida. Pena não ter uma câmera no trajeto para registrar alguns looks dignos de retrato.

Diferentes pessoas, diferentes montagens...

Montagem, essa é a palavra que melhor define o inverno e os dias de chuva na capital paulista. Ao invés das pessoas manterem os tons monocromáticos e tristes do dia e suas variações, elas mergulham no guarda-roupa e saem de lá com as combinações mais inusitadas. Parece que nesses dias não é necessário desenvolver um look, mas, sim, colocar quanto mais roupa possível, sem coerência ou coesão. Aos poucos as pessoas comuns se transformam em figuras de passarelas, com boas peças, mas que precisam ser desmontadas para serem compreendidas.

Enquanto em Londres...

O trench coat e as umbrellas ditam o código do dia e, ao invés de deformar, completam o look de uma forma sóbria e divertida, respeitando as cores do dia. Afinal, apenas é necessário se proteger da chuva e do frio no ambiente externo, que dentro dos lugares, um heat espera as pessoas e suas descoladas vestimentas singulares.

***

Look da marca inglesa Burberry para o verão 2009, verdadeiro english way of life.

quarta-feira, agosto 13, 2008

Ainda em clima de Olimpíadas

O diálogo entre moda e esporte continua na edição de setembro da Dazed & Confused, quatro new faces Anna Gushina, Cato Van Ee, Kori Richardson e Pernille ilustram a capa futurísticas da revista clicada por Will Davidson.
Vai entender Tom...

A primeira mulher só se tornou ícone fashion e grande nome do cinema depois da separação. Com a segunda a coisa foi diferente, resgatada de um seriado para adolescentes e filmes de humor duvidoso, Katie Holmes, aos poucos, deixou de ser a esposa de Tom Cruise e torna-se substantivo próprio.

Trend setter, começa a lançar tendências no mundo da moda, como a calça jeans com a barra enrolada, releitura moderna das tradicionais calças de mineradores comercializada por Levis Strauss. O efeito Aladim pode não agradar a todos, mas é saudável ver o jogo com a moda, as tentativas, acertos e erros. Afinal, moda nada mais é que um grande jogo de combinar peças de uma forma harmoniosa ou não, para se transmitir uma mensagem.

A de Katie está clara: I’m Katie, not just Tom Cruise’s wife. Katie rocks!!!

***

Moda de rua é a moda no seu mais puro status, porque é a moda que deu certo. É o resultado do trabalho dos estilistas, dos editores de moda e de toda uma indústria. Quando esse processo é invertido, como no caso de Katie é louvável, é uma forma de se reinventar a cadeia produtiva, criar novas referências, vender novos sonhos...

terça-feira, agosto 12, 2008

Uniformes by Ralph Lauren


A delegação americana desfila nos Jogos Olímpicos com roupas assinadas por Ralph Lauren. Clássicas, as peças mantêm a elegância da casa, que transformou o “american way of life” em febre fashion mundial. E contribuiu com o diálogo entre moda e esporte, assim como Lacoste. Juntos, sem pretensão, inspiraram centenas de novos estilistas a realizar tal exercício.

Sorte dos consumidores, que ganharam novas peças no tradicional guarda-roupa.

Da safra dos bem–sucedidos, Stella Mccartney é a grande representante. Aqui no Brasil, Fábia Bercsek é o nome.

***

Esta não é a primeira vez que Ralph Lauren contribuiu para grandes eventos esportivos. A marca também é oficial para o Aberto dos Estados Unidos e as camisas pólos são marcas registradas dos grandes torneios de tênis.

***

Vale conferir a matéria “Esporte com grife”, assinada por Marília Levy, na Elle de agosto.

segunda-feira, agosto 11, 2008

Mais Aline...

Depois de algumas travessuras no mundo fashion, Aline Weber ganha editorial com seu nome no abre em uma das publicações mais pops do planeta, a revista inglesa I-D. De cocar em punho em fotos assinadas por Richard Busch, a brasileira caminha com passos firmes e fortes, os mesmo da abertura do desfile da Balenciaga FW 08.
Promete ser uma das mais bookadas da temporada internacional, que começa no próximo dia 5 de setembro, em Nova York. Estamos na torcida!

sábado, agosto 09, 2008

Máquina em construção

Hoje, do outro lado do mundo, começam os jogos olímpicos. Tão antigo quanto sua existência, o corpo é pauta desde a primeira edição, quando os atletas competiam nus e as mulheres não eram permitidas de participarem e assistirem as competições.

Nós próximos dias, os corpos estarão em teste e valendo medalhas, alcançando limites, superando-os. Os melhores serão campeões, os nem tão bons assim, voltarão para casa sem glória, sem fama.

Limite tênue com a moda, não? Onde belos corpos não se sustentam simplesmente por serem belos, mas por dedicação, concentração, treino, cuidado e esforços repetitivos.

O corpo não nasce pré-disposto, é uma máquina, e como todas as máquinas está em constante construção e adequação. A repetição dos movimentos leva a perfeição.

Prova disso, os fotógrafos: com os arremessos certeiros de Hortência, as paradas de Gisele, o duplo twist carpado de Jade Barbosa, as poses ousadia plástica de Naomi...

São tantas intersecções entre esses dois mundos pautados por corpos belos e roupas singulares.

***

Naomi para Vogue Itália de Julho, the Black Issue: www.style.it/cont/vogue/home-vogue.asp

quinta-feira, agosto 07, 2008

From London...

Os estilistas Victor & Rolf estão em retrospectiva badalada em comemoração aos 15 anos de carreira em Londres. As criações enigmáticas dos estilistas foram recriadas e expostas em pequenas bonecas, fazendo uma releitura histórica das cenas fortes de passarela, como o desfile em que as modelos carregavam nas próprias costas a iluminação da passarela. Tensão pura fashionista!

***

A exposição The house of Victor & Rolf acontece na Galeria Barbican, em Londres, até 21 de setembro.

segunda-feira, agosto 04, 2008

Serafina

O nome estranhou de cara, mas aos poucos passou a ser trivial e aguardado. O novo título das revistas de domingo do jornal Folha de S. Paulo nasceu pretensioso e mantém a qualidade do primeiro exemplar, que trouxe na capa a modelo-atriz Letícia Birkheuer contato o fim de seu relacionamento, a perda do primogênito e sua trajetória de vida.

Histórias exclusivas por grande nomes do jornal fazem as páginas de serafina uma leitura indispensável. Com publicação imprecisa – era pra ser apenas no primeiro domingo do mês – vem ocasionalmente, sem aviso, para a alegria dos leitores dominicais.

Destaque para os textos de Alcino Leite Neto, que, com espaço, mostra a genialidade de um jornalista contemporâneo, que se dissolve infelizmente na triste coluna Última Moda, assinada por ele e Vivian Whiteman, às sextas-feiras, no mesmo jornal.

***

A surpresa da revista foi na última semana um texto excelente assinado pelo amigo e correspondente em New York do Jornal Daniel Bergamasco, que mostra a força da nova geração de jornalistas brasileiros, que paulatinamente começam a escrever novos nomes na história da imprensa.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin